Porquê estudar Matemática?

A Matemática tem um notável potencial de revelação de estruturas e padrões que nos permitem compreender o mundo que nos rodeia.

Quando esses padrões são descobertos, ou inventados, muitas vezes em áreas científicas e tecnológicas aparentemente muito distintas, a Matemática pode ser usada para explicar, medir e controlar processos naturais. A Matemática tem uma influência universal no nosso quotidiano e contribui de forma decisiva para o progresso e bem-estar da humanidade.

Para além da sua beleza intrínseca e do seu conteúdo abstrato (axiomas, teoremas, teorias) a Matemática estimula diversos modos de pensamento, ao mesmo tempo versáteis e potentes, incluindo modelação, simulação, abstração, optimização, análise lógica e dedutiva, inferência a partir de dados, manipulação de símbolos e experimentação. Tem um campo de aplicações praticamente ilimitado, presente em quase todas as áreas do conhecimento humano.

A Matemática não impõe limites à imaginação. É a única ciência com a capacidade de passar das observações das coisas visíveis à imaginação das coisas invisíveis.

Estudar Matemática desenvolve múltiplas capacidades, competências e talento, essenciais a uma integração consistente e bem sucedida no atual mercado de trabalho.

Desenvolve o raciocínio lógico e dedutivo e as capacidades de generalização e abstração

Permite a modelação de situações reais e, através do seu potencial de representação simbólica (fórmulas, equações, gráficos), facilita a sua simulação, medição e controlo

Desenvolve a capacidade de formular e resolver problemas de forma precisa, conduzindo rapidamente ao cálculo, controlo, decisão e resulltados

Desenvolve a criatividade, a versatilidade de adaptação a novas situações e superação de novos desafios

Desenvolve a capacidade de sonhar! Permite imaginar mundos diferentes, e dá também a possibilidade de comunicar esses sonhos de forma clara e não ambígua.

Por tudo isto, ser matemático é enveredar por uma carreira profissional muitíssimo atraente, com um enorme potencial de realização pessoal. Para além das vias de ensino e de investigação pura e aplicada, as formações em Matemática abrem um campo vasto de oportunidades de carreiras profissionais, cada vez mais solicitadas pelas várias entidades empregadoras - empresas, serviços, indústria, finança, seguradoras, etc.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

TEOREMA DE PITÁGORAS

Teorema de Pitágoras
Um dos primeiros assuntos da matemática que aprendemos na segunda fase do ensino fundamental é o Teorema de Pitágoras. Que serve para calcular um lado desconhecido do triângulo retângulo, esse triângulo contém um ângulo de 90º e é formado por dois catetos e a hipotenusa, veja no exemplo abaixo.Teorema de Pitágoras
A teoria feita por Pitágoras, afirma que a soma dos quadrados dos catetos, é igual ao quadrado da hipotenusa.
Então temos:  c²= a²+b²
Abaixo alguns exercícios resolvidos  para uma melhor fixação do conteúdo.

Exercícios Resolvidos

1- Calcule o lado X do triângulo.
Teorema de Pitágoras
 x² = 1² + 1²
x² = 1 + 1
x² = 2
√x² = √2
x = √2 ou 1,41 (√2 = 1,41421356237…)
2- Calcule o lado X do triângulo.
Teorema de Pitágoras
10²= x² + 6²
100= x² + 36
-x²= -100 + 36
x²= 64
x=√64
x=8
3- Calcule qual era a altura do poste.
Teorema de Pitágoras
x²=4²+3²
x²=16+9
x²=25
x=√25
x=5
4- Encontre o qual o tamanho da haste do barco (x + y)
Teorema de Pitágoras
Resposta:
Teorema de Pitágoras
5- Encontre o X