Porquê estudar Matemática?

A Matemática tem um notável potencial de revelação de estruturas e padrões que nos permitem compreender o mundo que nos rodeia.

Quando esses padrões são descobertos, ou inventados, muitas vezes em áreas científicas e tecnológicas aparentemente muito distintas, a Matemática pode ser usada para explicar, medir e controlar processos naturais. A Matemática tem uma influência universal no nosso quotidiano e contribui de forma decisiva para o progresso e bem-estar da humanidade.

Para além da sua beleza intrínseca e do seu conteúdo abstrato (axiomas, teoremas, teorias) a Matemática estimula diversos modos de pensamento, ao mesmo tempo versáteis e potentes, incluindo modelação, simulação, abstração, optimização, análise lógica e dedutiva, inferência a partir de dados, manipulação de símbolos e experimentação. Tem um campo de aplicações praticamente ilimitado, presente em quase todas as áreas do conhecimento humano.

A Matemática não impõe limites à imaginação. É a única ciência com a capacidade de passar das observações das coisas visíveis à imaginação das coisas invisíveis.

Estudar Matemática desenvolve múltiplas capacidades, competências e talento, essenciais a uma integração consistente e bem sucedida no atual mercado de trabalho.

Desenvolve o raciocínio lógico e dedutivo e as capacidades de generalização e abstração

Permite a modelação de situações reais e, através do seu potencial de representação simbólica (fórmulas, equações, gráficos), facilita a sua simulação, medição e controlo

Desenvolve a capacidade de formular e resolver problemas de forma precisa, conduzindo rapidamente ao cálculo, controlo, decisão e resulltados

Desenvolve a criatividade, a versatilidade de adaptação a novas situações e superação de novos desafios

Desenvolve a capacidade de sonhar! Permite imaginar mundos diferentes, e dá também a possibilidade de comunicar esses sonhos de forma clara e não ambígua.

Por tudo isto, ser matemático é enveredar por uma carreira profissional muitíssimo atraente, com um enorme potencial de realização pessoal. Para além das vias de ensino e de investigação pura e aplicada, as formações em Matemática abrem um campo vasto de oportunidades de carreiras profissionais, cada vez mais solicitadas pelas várias entidades empregadoras - empresas, serviços, indústria, finança, seguradoras, etc.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Exercícios resolvidos com perímetros, áreas e volumes




Problema 1: Perímetros


Magda pretende cercar vários canteiros retangulares no seu jardim, separados uns dos outros, para plantar flores. Todos os canteiros são retangulares, com 1,2 m de comprimento e 0,5 m de largura. 

Magda tem 23 m de rede.

Quantos canteiros pode a Magda cercar?

P= 2 x 1,2 m + 2 x 0,5 m = 3,4 m

23 m : 3,4 m = 6 canteiros


Sobrou rede? Se sim, quantos metros?

6 x 3,4 m = 20,4 m
23 m - 20,4 m= 2,6 m

Resposta: Sobrou 2,6 m de rede





Problema 2: Áreas

Uma pizza tem 22 cm de raio.
Na pizzaria há caixas com base quadrada com 25 cm, 30 cm, 45 cm e 50 cm. Em que caixas caberá a pizza?
pizza_626930.jpg (626×366)
Área pizza= 3,14 x 22 cm x 22 cm=1519,76 cm2

Área da base quadrada = 25x25= 625 cm2
Área da base quadrada = 30x30= 900 cm2
Área da base quadrada = 45x45= 2025 cm2
Área da base quadrada = 50x50= 2500 cm2
Resposta: Caberá em caixas com 45cm e 50 cm.



Problema 3: Áreas 
Observa a figura.
Determina a área da parte colorida da figura.

Resolução:

Problema 4: Áreas


Qual é a área total das zonas sombreadas da figura?

Área sombreada do [ABFG] = 36 x 1/2 = 18
Área sombreada do [BCDE] = 64 x 3/4 = 48
Área total das zonas sombreadas= 18 + 48 = 66


Qual o comprimento do [FE]? 
O comprimento do [BE]= 8  ( Área do [BCDE]= 8x8=64)
O comprimento do [BF]= 6  ( Área do [ABFG]= 6x6=64)

comprimento do [FE]= comprimento do [BE] - comprimento do [BF]= 8 - 6 = 2

Resposta: 2



Problema 5: Volumes

 Observa as dimensões do novo aquário do Samuel. 


O Samuel decidiu colocar uma camada de areia de 6 cm de espessura no fundo do aquário. 

Que quantidade de areia, em cm3, deverá o Everaldo comprar? 

Vparalelepípedo= C x L x h
V= 50 cm x 30 cm x 6 cm= 9000 cm3



Problema 6: Volumes

Introduziu-se na proveta um paralelepípedo, que ficou completamente submerso.

As dimensões do paralelepípedo são:      
- Comprimento: 8 cm , largura;2 cm,  altura: 3 cm


Qual é a leitura do volume marcado na proveta, depois de colocado na proveta o paralelepípedo?

Volume do paralelepípedo= 8 cm x 2 cm x 3 cm= 48 cm3

leitura do volume= 60 cm3+ 48 cm3 = 108 cm3



Problema 7: Volumes

Na casa da Inês, gastam-se por mês 50 garrafas de 1,5 litros de água. Para ficar mais económico, os seus pais resolveram passar a comprar a água em garrafões de 5 litros. Quantos garrafões são  necessários comprar?

Resolução:
50 x 1,5 = 75 litros
75 litros : 5 litros = 15

Resposta: São necessários comprar 15 garrafões de 5 litros.

terça-feira, 14 de maio de 2013


8 vídeos para estudar Matemática no YouTube


Matemática é mais uma das matérias que está na lista das mais difíceis para a maioria dos estudantes. Mas  o YouTube está cheio de vídeos divertidos e educativos para ajudar os alunos a entenderem melhor a matéria. Tem até uns vídeos que ensinam truques e macetes.
Confira:
Matemática no futebol – se você é bem mais fã de esporte do que de cálculos, talvez esse vídeo possa te interessar mais. Em uma aula de cerca de 25 minutos, é possível aprender muita coisa sobre matemática, tudo com exemplos práticos de um jogo de futebol.
Dica de matemática – O YouTube também é cheio de vídeos de aulas. Nesse caso, o blog separou uma aula do cursinho Oficina do Estudante que dá dicas para resolver problemas da temível Geometria Analítica.
Macete – Esse vídeo é bem o que o título sugere: um macete. No caso, a dica é dada por um professor para a sala de alunos que quer aprender maneira mais rápida de lidar com contas de divisão mais difíceis.
Aula de Matemática e Música – Quem curte futebol tem um vídeo pra ajudar, mas se o seu negócio é música (e/ou você sente saudades de personagens como o Pato Donald) esse vídeo mostra a relação entre as duas “artes”.
Esse tal de Bhaskara – Sabe aquela fórmula essencial para resolver equações de segundo grau? Nesse vídeo você vai aprender mais sobre a história dela e sobre como diferentes civilizações solucionavam as equações quadráticas.
Deus é matemático – Esse é mais para aqueles aficcionados por curiosidades da matemática. Em pouco mais de três minutos o vídeo mostra como geometria e sequências famosas (como a de Fibonacci) “regem” as leis da natureza.
A História da Matemática – O especial da BBC (que tem duas partes de mais ou menos meia hora) é bem isso que diz no título: ele acompanha a história da ciência matemática e mostra a importância dessa matéria para a existência de todas as outras.
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